O Parque Municipal de Juiz de Fora completa 4 meses de funcionamento neste sábado, 12. Mesmo com períodos longos de chuvas desde que foi inaugurado, o parque recebeu grande público, mais de 23 mil pessoas visitaram o local. O equipamento oferece uma estrutura com área superior a 5 mil m², que pode ser desfrutado por toda a população.


Desde a abertura ao público, o Parque Municipal passou a ser destino ideal para quem procura momentos de tranquilidade, encontros familiares, belezas naturais, além de poder praticar exercícios físicos, já que oferece grande estrutura, que contam com campos de futebol, quadras, ginásio coberto e amplo espaço para caminhada. 

Aniversários e comemorações vêm sendo frequentes aos finais de semana, principalmente para quem gosta de fazer churrasco. O parque oferece quatro quiosques com churrasqueiras, totalmente gratuito, necessitando apenas agendamento prévio. Para quem prefere a comodidade, também é oferecido aos visitantes a venda de alimentos e bebidas durante todo o horário de funcionamento. 

Com grandes números, o Parque Municipal foi escolhido pela população como um dos espaços mais importantes e significativos de lazer para Juiz de Fora, como destaca o secretário de Comunicação Pública, Márcio Guerra. “A cidade abraçou o parque, com carinho e demonstração de afeto por esse espaço que a Prefeitura conquistou, é um ambiente de lazer para toda população. Infelizmente nesses quatro meses tivemos um período de muitas chuvas, o que impediu que o número de frequentadores fosse três vezes maior.”

O Parque Municipal também conta com uma equipe de professores de Educação Física e Turismólogos, que estão no dia a dia do parque oferecendo atividades para os visitantes. Projetos de esporte, lazer e turismo, como ginástica, trilhas, visitação escolar, aulas de futebol e futsal estão sendo desenvolvidas e, em breve, serão iniciadas. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, “nesses quatro meses o parque cumpriu a sua função, ele é uma opção de lazer para as pessoas de Juiz de Fora e visitantes de outras cidades. E com os profissionais e a implantação de novos projetos, o parque vai se tornar um espaço de ocupação cada vez maior da população, o que sempre foi o objetivo da prefeita Margarida Salomão.”

Segundo o secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, “a partir desse quarto mês a equipe do parque aumentou, com mais profissionais trabalhando na área da comunicação, do esporte e do lazer, sendo assim a oferta de atividades será muito maior. Nesses quatro meses eu gostaria de destacar a profissionalização que vem sendo implantada no parque.”

Funcionamento

O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, sendo que a entrada no local termina às 16h. O Parque Municipal fica na rua do Contorno, sem número, no bairro Nova Califórnia.

Comprovação de vacinação

O acesso só será liberado mediante apresentação de carteira de vacinação ou do aplicativo Conecte SUS, que comprove a aplicação da primeira, segunda ou terceira dose contra o coronavírus, seguindo o calendário de cada faixa etária no município.

As normas sanitárias incluem ainda aferição de temperatura na entrada do parque, uso de máscara durante todo o período de permanência nos locais, distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas e uso de álcool em gel.

Animais no Parque

Para quem é amante dos animais, temos alguns cuidados. O Parque é um local de natureza, e temos a sorte de termos visitantes silvestres, como Saguis, e é muito importante que esses animaizinhos não sejam alimentados, pois essa prática é errada e até perigosa para a saúde deles.

Para quem quer levar o seu cachorro para passear no Parque, também temos algumas regras. Cães das raças Pitbull e suas variações – como Staffordishire, Bull Terrier, American Bully -, além do Rottweiler, Fila Brasileiro, Doberman e Mastim Napolitano, devem usar a focinheira, pois são considerados como raças de potencial agressivo, segundo a legislação brasileira. Os demais podem passear pelo Parque sem restrições, mas é indispensável o recolhimento dos dejetos do pet, independente da raça.

Gestão do Parque Municipal

O Parque tem gestão do Comitê Gestor vinculado à PJF, de caráter permanente e com capacidade deliberativa. A direção se dá de maneira tripartite, entre membros da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Secretaria de Turismo (Setur), da Secretaria de Comunicação Pública (Secom). 

Agendamento de churrasqueiras

O agendamento é pelo telefone (32) 3690-3655 ou (32) 3241-6535. O regulamento de uso das churrasqueiras será enviado assim que a reserva for efetuada.