A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Departamento de Estudos Pesquisas e Projetos (DEPP) realizou, no dia 21 de janeiro de 2022, pesquisa para levantar preços de testes rápidos para detectar Covid-19 e Influenza, abrangendo diferentes regiões da cidade.
A pesquisa foi feita via telefone com farmácias, drogarias e laboratórios que ofertam o serviço. No momento do contato, a maioria dos estabelecimentos informou não haver material disponível para testagem devido à grande procura dos últimos dias, mas que os estoques estavam sendo renovados. Das farmácias e drogarias contatadas, 11 ofertam o serviço. E, dos oito laboratórios, todos oferecem.
O Superintendente do Procon/JF, Eduardo Floriano, afirma que “apesar de detectarmos uma variação nos preços, ela não traduz abusividade e pode, simplesmente, ser justificada pela oscilação própria de mercado, pela falta de testes em muitos estabelecimentos e pelo aumento da procura por testagens rápidas devido ao contexto de propagação da variante Ômicron na cidade”.