Uma equipe da Guarda Municipal, que se encontrava em apoio à fiscalização de posturas na Rua São João na manhã do último sábado, 18, foi acionada por uma jovem que teve seu celular furtado na galeria Ali Halfeld, ao lado do Cine Central.
Em perseguição, o autor correu para a galeria Azarias Vilela, na outra lateral do Cine Theatro e acabou sendo interceptado por populares na galeria Roberto de Neves. Detido pela GM, o autor alegou ter pego o celular por engano e estar correndo porque tinha pressa. Com ele foi encontrado o aparelho da vítima. O homem de 48 anos e a mulher de 42 foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil em Santa Terezinha para as providências legais cabíveis.
A Guarda Municipal está presente nas principais ruas do Centro em ação de patrulhamento preventivo comunitário, bem como em apoio ao trabalho dos fiscais de posturas na reorganização do comércio irregular na região. Equipes a pé e motorizadas reforçam a proposta de segurança no período de aumento de movimento no comércio, em razão das compras de fim de ano.
A ocorrência de furto de celular evidencia o chamado crime de oportunidade, aquele que poderia ser evitado com a adoção de medidas de proteção por parte da vítima. Neste período de compras de Natal, o aumento do fluxo de pessoas e o tumulto nas ruas e lojas, facilitam a ação delituosa de subtração de objetos de valor como celulares e carteiras.
Apesar do incremento de equipes das forças de segurança nas ruas, medidas de autoproteção não devem ser esquecidas pela população. Quem vai às compras, deve ficar atento a bolsas, carteira e principalmente ao celular. O cuidado com o celular começa com a escolha do local em que ele deve ser guardado. Evite os bolsos de trás de calças e, quanto ao manuseio do aparelho, deve ser feito de forma atenta e em local seguro. Outra dica é evitar carregar grande quantidade de dinheiro.
Dê preferência a pagamentos em cartão ou sistema instantâneos via celular. No caso de perda ou roubo de cartões de crédito e débito, a pessoa deve ligar imediatamente para a central do cartão e efetuar o bloqueio. Para se resguardar, é recomendável fazer registro de boletim de ocorrência. Bolsas e mochilas merecem atenção. Elas devem ser carregadas na parte da frente do corpo, onde a pessoa pode proteger e conferir o fechamento de bolsos.