A maior obra viária do Centro da cidade dos últimos anos, o viaduto Arquiteto Helio Fádel Araujo, proporciona inúmeros benefícios para a mobilidade da cidade. Esta nova opção de ligação entre as avenidas Francisco Bernardino e Brasil, construída pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), vai entrar em funcionamento a partir desta segunda-feira, 6, eliminando mais um ponto de interferência da passagem do trem no cotidiano dos motoristas, contribuindo, assim, para uma melhor fluidez no trânsito por reduzir o tempo de viagem do sistema de transporte urbano, o que garantirá maior conexão entre as regiões do Município.
Mobilidade e fluidez
As obras de todo o complexo do viaduto foram pensadas na mobilidade e na acessibilidade para os pedestres que transitam na região. Além da ampliação de calçadas, rampas e piso tátil direcional foram instalados para garantir o acesso seguro de pessoas com deficiência. O viaduto vai operar em mão única da Avenida Francisco Bernardino em direção à Brasil. Os motoristas que estiverem na Rua Floriano Peixoto podem acessar o viaduto. Esta via passou a contar com duas pistas de circulação, a partir da Rua Hipólito Caron, para agilizar e facilitar o acesso ao viaduto. Já a Hipólito Caron passará por mudança de mão, com circulação sentido à Avenida Francisco Bernardino.
A expectativa é de que, no horário de pico, o tempo de trajeto dos ônibus da Zona Norte seja reduzido em cerca de dez minutos no sentido para o bairro, pois as linhas que anteriormente passavam pelo Mergulhão para depois acessarem a Avenida Brasil, no Ladeira, vão circular pelo viaduto chegando rapidamente até a margem esquerda do Rio Paraibuna, a partir do bairro Vitorino Braga. Além disso, dez linhas da Zona Leste também terão o trajeto agilizado ao utilizarem o novo viaduto e não sofrerão mais com as interrupções da passagem do trem no sentido Centro para o bairro.
Mudanças no trânsito e em pontos de ônibus
As linhas da Zona Norte terão o ponto de ônibus da Avenida Francisco Bernardino, quase na esquina com a Benjamin Constant, transferido para a margem esquerda da Avenida Brasil, próximo à Praça Teotônio Vilela, no Vitorino Braga. Esta alteração, além de não gerar prejuízos para os usuários chegarem até o Centro, vai melhorar a conexão entre os moradores e trabalhadores das zonas Leste e Norte.
Esta mudança possibilita também a alteração do trajeto de nove linhas da Zona Oeste, que seguirão até o final da Avenida Francisco Bernardino e acessarão diretamente a Avenida dos Andradas, já que será possível utilizar o ponto de ônibus da Avenida Francisco Bernardino, ao lado do supermercado que anteriormente era parada dos ônibus da Zona Norte. O ponto da Rua Benjamin Constant, na esquina com a Rua Roberto de Barros, será desativado para linhas da Zona Oeste. A alteração do itinerário vai permitir uma melhoria no trânsito das ruas Benjamin Constant, Santo Antônio e Paula Lima.
Com o novo viaduto, todos os ônibus do transporte coletivo serão retirados da pista de carros da Avenida Rio Branco no sentido Bom Pastor para o Manoel Honório, contribuindo principalmente para uma melhor fluidez do trânsito no trecho do Mergulhão. Para isso, a linha 766 (Zona Norte) passará a seguir pela Rio Branco e utilizará a Américo Lobo para acessar a Avenida Brasil.
As obras incluem também a criação de duas pistas de circulação na Rua Floriano Peixoto, a partir da Rua Hipólito Caron, e a mudança de mão desta última, que passa a ter a circulação sentido Avenida Francisco Bernardino. O ponto de ônibus das linhas da Zona Leste que seguem para o bairro, na Rua Benjamin Constant, será desativado. As vias de todo o entorno também foram revitalizadas com um novo asfalto e tiveram mudanças na circulação. Foi implantada mão única na Rua Farmacêutico Vespasiano Pinto Vieira entre as vias a Padre Júlio Maria e Howian; Rua Leopoldo Schmidt entre a Howian e a Padre Júlio Maria; e Rua Howian entre as ruas Farmacêutico Vespasiano Pinto Vieira e Padre Júlio Maria. Todas as alterações de itinerário poderão ser conferidas no Portal da PJF a partir da segunda-feira, 6.
O secretário de Mobilidade Urbana, Fernando Tadeu David, destaca a melhoria na mobilidade para toda a população do município. “O novo viaduto é uma grande conquista para Juiz de Fora, proporcionando uma maior mobilidade para toda a cidade, favorecendo principalmente a população que utiliza o transporte coletivo, com diminuição do tempo de deslocamento. A obra foi pensada tanto para atender aos carros, quanto aos pedestres, pois, as calçadas e a travessia da linha do trem, que permanece embaixo do viaduto, tem total acessibilidade. Será um ganho importante para todo o trânsito do Centro, com reflexo positivo em muitas vias”.
Viaduto Arquiteto Helio Fádel Araujo
O viaduto Arquiteto Helio Fádel Araujo é uma obra realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com recurso do Departamento Nacional de Trânsito (Dnit), com a finalidade de eliminar mais um ponto de interferência rodoferroviária da cidade.
Confira as linhas das Zonas Norte e Leste que passam a circular pelo viaduto:
– Zona Norte:
703-706-707-710-711-712-713-714-715-716-717-718-719-721-722-725-726-727-728-729-730-731-732-733-734-735-736-738-739-740-741-742-743-744-745-747-748-751-753-757-758-767. Itinerário sentido Centro/bairro: Avenida Getúlio Vargas, Praça Antônio Carlos, Travessa Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino, Viaduto Arquiteto Hélio Fádel, Ponte Wilson Coury Jabour Jr, margem esquerda da Avenida Brasil (sentido Zona Norte)…
-Zona Leste:
400-413-423-425-426-427-428-429-435-436. Itinerário sentido Centro/bairro: Travesso Doutor Prisco, Avenida Francisco Bernardino, Viaduto Arquiteto Hélio Fádel, Ponte Wilson Coury Jabour Jr, Avenida Garibaldi Campinhos…
Linhas Zona Oeste com itinerário alterado:
516-530-532-533-534-535-538-540-542. Itinerário sentido Centro/bairro: Avenida Francisco Bernardino, Avenida dos Andradas…
Foto: Assessoria/PJF