Um motorista foi flagrado dormindo enquanto seu veículo, um Tesla Model S, estava no piloto automático Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. Uma outra pessoa, que estava no banco do carona de um caminhão, filmou o momento e o vídeo já viralizou no WhatsApp.

Na filmagem, é possível ver o motorista do Tesla com o banco do motorista bastante reclinado e claramente dormindo. Enquanto isso, o carro faz um traçado em linha reta e nem um pouco errante. Portanto, é provável que o sistema Full Self Driving (FSD) estivesse sendo usado para controlar o carro.

Em um tom bastante bem humorado, o motorista que capturou o momento disse que este era o futuro chegando ao Brasil. “Olha o nosso amigo como está dirigindo o carro, dormindo”, disse o rapaz na carona do caminhão. “E olha o carro, dirigindo sozinho. Com o que ele está preocupado?”, completou.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não trata especificamente de dirigir com sono ou adormecer ao volante. Porém, o artigo 166 do CTB dispõe sobre dirigir sem estar em estado físico ou psiquico de conduzir um veículo, o que é uma infração gravíssima.https://s.dynad.net/stack/928W5r5IndTfocT3VdUV-AB8UVlc0JbnGWyFZsei5gU.html

A multa para casos dessa natureza é de R$ 293,47, além do acúmulo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Não é um caso isolado

Apesar de ser um evento inédito em São Paulo ou no Brasil, muito pela baixa popularidade dos veículos da Montadora de Elon Musk por aqui, não é incomum ver motoristas irresponsáveis prestando pouca ou nenhuma atenção no trânsito enquanto deixam que o piloto automático guie os carros por eles.

Em maio deste ano, um motorista bastante, digamos, sem noção, da cidade de Oakland, nos Estados Unidos, foi flagrado no banco de trás do carro enquanto o Tesla se guiava sozinho no piloto automático. A Patrulha Rodoviária da Califórnia investigou o caso e conseguiu prender o “engraçadinho”.

Porém, o motorista foi liberado após pagar fiança e desafiou a lei ao fazer a mesma coisa novamente. Como o primeiro carro foi apreendido, o rapaz, que foi identificado como Param Sharma, comprou um outro veículo da marca apenas para ficar no banco de trás enquanto o piloto automático dirigia.

Fonte: Olhar Digital