Skip to content

JF Informa

Você sempre muito bem informado!

Primary Menu
  • Início
  • Horários dos ônibus
  • Contato
  • Loja
    • Consultoria
    • Treinamentos
    • Marketing
    • Anúncios
    • Pedidos
    • Carrinho
  • Anuncie aqui
Grupo de Whatsapp
  • Juiz de Fora

Guarda Municipal tem recorde de recolhimento de animais em outubro

JF Informa 4 de novembro de 2021

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
0311_sesuc_recolhimento_animais_173403
-Continua após a publicidade-

O mês de outubro superou todos os meses anteriores em número de recolhimento de animais silvestres feitos pela Guarda Municipal. Nos meses de junho, julho e agosto, a média mensal era de oito animais. Em setembro, houve um salto para 36. Já em outubro foram 88 recolhimentos em 46 atendimentos realizados. A maior parte, 81,8% das ações efetuadas, diz respeito a resgate de gambás. Foram 72 indivíduos recolhidos, dentre os quais muitos eram filhotes em ninhadas sem a presença da mãe.

Além destes, cinco macacos, dois gaviões, dois urubus, um tatu, uma saracura, uma maritaca, uma cascavel, uma cobra cipó, uma jararaca e uma serpente foram recolhidos e encaminhados para Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), onde passaram por avaliação veterinária, antes de serem reinseridos ao meio ambiente.

A Guarda Municipal alerta a população sobre agressões a gambás vistos na área urbana. O grande número de filhotes sozinhos leva a crer que a mãe pode ter sido morta. O período entre setembro e novembro coincide com a época de reprodução da espécie, quando as fêmeas saem em busca de alimento e, por isso, são vistas com frequência na área urbana, revirando lixo ou rondando residências onde há presença de ração e restos que elas possam comer.

-Continua após a publicidade-

Os gambás são animais de hábitos noturnos e não representam riscos aos seres humanos. A orientação é deixá-los quietos durante o dia, enquanto dormem. Geralmente, eles partem à noite por conta própria. Não agrida, nem espante estes animais, eles podem ser atropelados na fuga. Também não é recomendado mexer na ninhada, para não prejudicar os filhotes.

Maltratar animais é crime e pode gerar prisão a seu autor. De acordo com a lei de crimes ambientais (Lei 9.605/1998), a pena para quem mata, persegue ou caça animais da fauna silvestre pode ser de seis meses a um ano de detenção e multa.

Caso encontre um animal silvestre ferido ou em situação de perigo, a população deve acionar a equipe de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, pelo telefone 153, no horário das 8h às 18h. A atividade acontece paralelamente às demais ações das equipes, por esta razão o atendimento segue alguns critérios de triagem.

-Continua após a publicidade-

Foto: Assessoria/PJF

Curtir isso:

Curtir Carregando...
-Continua após a publicidade-
-Continua após a publicidade-

Post navigation

Previous: Campanha de vacinação contra a raiva acontece neste domingo na Rua de Brincar da Avenida Brasil
Next: SMU realiza serviços de sinalização em torno do viaduto

relacionado

Emcasa
  • Juiz de Fora

Emcasa abre seleção para estagiários de Serviço Social em Juiz de Fora

João G. 26 de janeiro de 2026
Guarda Municipal - por welison
  • Juiz de Fora

Guardas municipais iniciam treinamento para uso de arma de fogo em Juiz de Fora

João G. 26 de janeiro de 2026
Mais de 3 mil munições e nove armas são apreendidas após denúncia em Juiz de Fora
  • Juiz de Fora

Mais de 3 mil munições e nove armas são apreendidas após denúncia em Juiz de Fora

João G. 26 de janeiro de 2026
JF Informa - 2025 © Todos direitos reservados aos autores! | MoreNews by AF themes.
%d