O Restaurante Popular Yeda Duarte Gomes, localizado no Centro de Juiz de Fora, foi reaberto ao público para consumo no local nesta segunda-feira, 18. Cerca de 500 refeições foram servidas no equipamento de Segurança Alimentar na reabertura. Desde o início da pandemia da Covid-19, o funcionamento foi mantido com a entrega de marmitex à população.

“Com o avanço da cidade para o Plano “Juiz de Fora Viva – Cidade em Movimento”, e seguindo os padrões preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conseguimos reabrir para alimentação no local. As pessoas que estiverem ainda inseguras em consumir no equipamento, podem optar pela marmitex. Quem quiser se alimentar aqui, o espaço está à disposição”, ressaltou a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiola Paulino da Silva.




O aposentado Pedro Antônio Raimundo frequenta o Restaurante Popular do Centro desde a inauguração, em 2012, e aprovou o retorno do refeitório. “Estou gostando muito e facilita minha vida. Me alimento aqui desde quando começou a funcionar, quase todos os dias. Quando eu trabalhava eu almoçava aqui, depois que aposentei continuei almoçando”.

As refeições servidas apresentam o valor de R$ 3,50. O preparo segue um cardápio planejado, nutricionalmente balanceado. O cardápio semanal pode ser conferido aqui..




A reabertura também marca a Semana da Alimentação. A gerente do Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Sustentável, Flávia Leite, ressalta que “o Restaurante Popular é um equipamento público de Segurança Alimentar e Nutricional necessário e indispensável, integrado à Política de Inclusão Social. O equipamento realiza a oferta diária de refeições para a população, com o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sem o comprometimento do acesso a outras necessidades sociais”.

Medidas de segurança sanitária




Como meio de auxiliar no enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) reforça as orientações para toda a população, além dos funcionários, sobre as medidas de distanciamento e higiene, como:

– Uso obrigatório no de máscaras no local quando não estiverem consumindo as refeições;




– Uso de álcool em gel 70% – disponibilizado em pontos estratégicos dos restaurantes;

– Respeitar o distanciamento de 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas, na fila de entrada de acordo com as marcações delimitadas no chão;




– Respeitar o distanciamento entre os assentos dispostos no refeitório, de acordo com as marcações delimitadas nos assentos.

O Restaurante Popular do Centro, localizado na Rua Halfeld 305, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h. O anexo em Benfica, Restaurante João Batista Ribeiro, continuará funcionando, apenas com entrega de marmitex, das 10h30 às 14h.




Foto: Assessoria/PJF