A Operação Temática de Pesos e Dimensões que teve início nesta segunda feira (13) em Belo Horizonte, com desmembramento para fase operacional em Juiz de Fora, terminou a primeira semana com registros de ocorrências criminais, excesso de peso e mercadoria sem nota fiscal.

Em uma ocorrência registrada na tarde de sexta-feira (17), um caminhão do Espírito Santo era conduzido por um homem de 32 anos sem habilitação e sem curso específico para transporte de carga indivisível.




O veículo e a carga de granito pesaram 22 toneladas, sendo que a mercadoria não possuía nota fiscal. Teria carregado em Cachoeiro do Itapemirim/ES e seguiria para Juiz de Fora e Barbacena/MG.

Foi registrado termo circunstanciado de ocorrência, acionada a Receita Estadual e o veículo encaminhado para o pátio. No dia anterior a PRF já havia flagrado um outro condutor, também inabilitado, conduzindo um caminhão.




Ainda, cerca de 100 toneladas de cargas com excesso de peso foram retiradas de circulação por meio de transbordo para outro veículo. 19 veículos foram recolhidos ao pátio por problemas como falta de autorização especial de trânsito, freios e pneus inoperantes.

Em outros 84 casos de infrações de equipamentos obrigatórios, documentação em desacordo e falta do cumprimento do tempo de descanso pelo motorista, a PRF recolheu o CRLV e deu prazo de 5 dias para regularizar.




O balanço final da operação será divulgado quando do término na próxima semana.