A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) entregou, na quinta-feira, 9, 20 mil máscaras N95 à Secretaria de Educação (SE) para ajudar no combate à pandemia. As máscaras fazem parte dos protocolos de segurança para o retorno presencial das aulas no município, e serão entregues aos trabalhadores e trabalhadoras da rede municipal de ensino, colaborando para uma segurança mais eficaz em toda comunidade escolar.

A máscara N95 é uma máscara do tipo hospitalar e que, praticamente, não tem vazamento. Todo o ar inspirado é filtrado pelas várias camadas de tecido que a máscara possui, incluindo partículas virais muito pequenas. De acordo com a Secretária de Saúde, Ana Pimentel, as máscaras são as maiores aliadas para evitar a transmissão do vírus.

“O papel principal da máscara é evitar a transmissão do vírus através da pessoa que está positivo. Devemos lembrar que uma parte da população é assintomática, ou seja, não apresenta os sintomas, mas transmite o vírus, incluindo as crianças. Esses pacientes, usando a máscara, evitam disseminar o vírus para outras pessoas. O vírus é transmitido de forma respiratória, através de micropartículas e de contato. Então o uso da máscara, aliado ao álcool 70% é uma das formas mais eficazes de se proteger”, afirma a secretária.

Com as entregas, as escolas municipais se encontram adequadas e dentro dos critérios estabelecidos para a reabertura presencial das atividades escolares.

Foto: Pexels