No início da tarde desta terça-feira, 24 de agosto de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar de Juiz de Fora foi acionado para atendimento de uma ocorrência de parto emergencial em local de difícil acesso.


A equipe de salvamento do PEMAD ao chegar no local pôde constatar que se tratava de uma parturiente que havia acabado de dar a luz a um bebê do sexo feminino, e ainda em período expulsivo de parto, havia um segundo bebê coroando, do sexo masculino.





Os militares do corpo de bombeiros prontamente iniciaram o atendimento à parturiente seguindo os protocolos vigentes de trabalho de parto emergencial. Inicialmente os bebês não apresentavam tônus muscular e nem respiração estável. Usando materiais e equipamentos adequados de auxílio ao parto, os bombeiros realizaram o clampeamento do cordão umbilical e procederam à liberação das vias aéreas e manobras de desobstrução de vias aéreas, até que ambos os bebes se estabilizassem.


Posteriormente foi acionado o apoio da Unidade de Transporte Avançado do SAMU, e desta forma os neonatos foram repassados ao médico de plantão.





A unidade de transporte básico do SAMU também compareceu ao local.
Evidenciamos o trabalho em conjunto entre Corpo de Bombeiros Militar e SAMU, parceria que salva vidas.