A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizou pesquisa para ouvir consumidores acerca dos possíveis impactos causados pelo aumento do preço dos alimentos, durante a pandemia.

A ação foi realizada pelo Departamento de Estudos Pesquisas e Projetos (DEPP), que foi a campo na última sexta-feira, 13, colher informações e depoimentos de consumidores que estavam realizando compras de alimentos em dois supermercados, situados na região central e zona sul da cidade.




O foco da pesquisa foi verificar se houve mudança nos hábitos alimentares dos entrevistados devido ao aumento de preço dos alimentos e, se por esse motivo, contraíram dívidas ou mesmo deixaram de arcar com pagamentos mensais para manter o padrão alimentar.

Os dados da pesquisa revelaram que 95% dos entrevistados tiveram aumento com o custo na alimentação em 2021 e, segundo eles, os alimentos que mais impactaram nos gastos foram carne, arroz, feijão, óleo de soja e laticínios. Devido ao aumento, 55% dos respondentes relataram, também, ter reduzido o consumo de alguns alimentos, com destaque para carne e arroz, no entanto, feijão, laticínios e óleo também tiveram consumo diminuído. Outro dado que chama atenção na pesquisa é que 33% das pessoas deixaram de consumir carne.




No que tange ao endividamento, uma fatia de 33% dos entrevistados afirmaram que tiveram de atrasar o pagamento de cartões de crédito e, ainda, 20% relataram que contraíram dívidas devido ao aumento de preço dos alimentos.

Acesse a pesquisa completa em documento anexo.




Veja o anexo