Um paiol da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), empresa de armas, explosivos e munições, explodiu no fim da noite de uma terça-feira 16/08/2016 em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 23h foi ouvida a explosão no paiol número 1. Com a força dela, telhados foram totalmente danificados e arremessados. Pedaços dessas coberturas atingiram imóveis próximos, como algumas casas e uma agência bancária do bairro Araújo.
No momento do acidente, apenas seguranças trabalhavam na Imbel, mas estavam longe do local. 




No momento do acidente, apenas seguranças trabalhavam na Imbel, mas estavam longe do local. Estiveram na empresa dez bombeiros, policiais militares e uma equipe do Exército. O incêndio foi controlado em dez minutos.

Após o combate, o paiol foi isolado e um drone usado para monitorar a área. Na manhã da quarta-feira (17), bombeiros já retornaram à empresa para fazer o rescaldo. A Defesa Civil também foi acionada.




Em um depósito houve vazamento de ácido sulfúrico, o que provocou um princípio de incêndio, rapidamente controlado pelos bombeiros. O produto químico foi colocado em uma bacia de contenção e, posteriormente, será retirado do local por técnicos. 

Moradores assustados




Os moradores que moram próximo à Imbel passaram por um susto assim que a explosão aconteceu. O funcionário público Alexander Augusto, de 26 anos, contou à reportagem do JF Informa que ele e a família saíram correndo para a rua.

“A princípio parecia um trovão, mas depois foi intensificando e ouvimos um estrondo. Moro com minha mãe e irmãos e a primeira coisa que fizemos foi ir para rua. Até então, não sabíamos o que estava acontecendo e ficamos com medo da casa ser atingida”, disse o jovem.




Na residência de Augusto não teve nenhum prejuízo, mas alguns vizinhos tiveram janelas quebradas. “A área foi isolada pela polícia e ninguém chega perto. Aparentemente, a situação foi controlada e, graças a Deus, neão teve mortos e feridos”, finalizou.

Respostas:




Por meio de nota, o Exército Brasileiro informou que foi aberto um inquérito técnico-administrativo interno para apurar as causas do acidente. Segundo o comunicado, a Imbel está tomando as medidas necessárias para normalizar o trabalho na empresa, garantindo a segurança de funcionários e tranquilidade para a população.

Veja a nota na íntegra:




“Por volta das 23:00h de 3ª feira, 16 de agosto, ocorreu uma explosão no paiol nº 1 da Fábrica de Juiz de Fora, sem a ocorrência de vítimas. A equipe de controle de danos da fábrica e o Corpo de Bombeiros isolaram a área e realizaram o rescaldo do incêndio gerado pela explosão. A instalação localizada em área afastada de locais de circulação de pessoas e da área urbana destina-se ao armazenamento de explosivos, cujas condições de temperatura e umidade são permanentemente controladas. A despeito da intensidade da explosão, o projeto de construção do paiol, em conformidade com as normas técnicas vigentes, fez com que ela se desse de forma verticalizada e que a onda de choque resultante fosse contida pela existência de uma barreira de terra circundante. Foi determinada a abertura de inquérito técnico-administrativo interno a fim de apontar as causas do acidente. A IMBEL está tomando as medidas necessárias ao restabelecimento da normalidade e tranquiliza a população Juiz – Forana, assegurando que todos os requisitos de segurança previstos para as atividades de suas unidades de produção são rigorosamente cumpridos. Por fim a empresa reitera o seu firme compromisso com a segurança dos seus empregados, das comunidades circunvizinhas e do patrimônio sob sua responsabilidade”.

Também por meio de nota, a Imbel voltou a afirmar que não houve feridos na explosão. Segundo a empresa, os danos causados às moradias estão sendo levantados.