Na manhã desta quinta-feira, 12, a prefeita Margarida Salomão visitou as obras do viaduto Arquiteto Hélio Fádel Araújo, acompanhada dos secretários de Obras (SO), Lincoln Santos Lima e de Planejamento do Território e Participação Popular (SEPPOP), Martvs das Chagas. A expectativa é que tudo seja entregue em outubro de 2021, após o término de todas as obras de infraestrutura de melhoria da mobilidade urbana, levando em conta, não só ações para veículos, mas especialmente a revitalização urbanística da área, com foco nos pedestres e moradores.

“O viaduto Hélio Fádel Araújo tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana e a ligação da região Leste com o Centro da cidade. Mais importante ainda é que este viaduto já foi concebido com a preocupação da mobilidade para todos e todas, com acessibilidade, de forma humanizada. Esta é uma obra muito relevante do ponto de vista social”, ressaltou a prefeita Margarida Salomão.




O objetivo é que a revitalização urbanística transforme a região. Estão sendo realizadas intervenções de recuperação da infraestrutura, como da rede de esgoto nas ruas adjacentes ao viaduto e também o recapeamento asfáltico. Além da ligação rodoferroviária, existe uma preocupação urbanística com novos passeios, rampas de acessibilidade e luminárias em LED, garantindo aos pedestres que transitam nas ruas Leopoldo Schmidt e José Calil Aoughi, maior segurança e mobilidade urbana.

Em paralelo, está sendo solucionado um antigo problema de alagamento nas ruas Howain e Farmacêutico Vespasiano Pinto Vieira, com a construção de nova rede de drenagem. “Estamos fazendo uma imensa injeção de qualidade, de revitalização, em uma área que nos últimos anos vinha sendo degradada”, destacou a prefeita.




O Secretário de Planejamento do Território e Participação Popular, Martvs das Chagas, ressaltou a preocupação da atual gestão de se realizar um planejamento integrado: “A Prefeita nos solicitou que pudéssemos fazer aqui um projeto de infraestrutura urbana, que tem como enfoque o pedestre e a mobilidade urbana das pessoas. Com acessbilidade e com o visual, com o cuidado que a cidade merece. Vamos não apenas construir um viaduto onde passam os carros, mas sim fazer um espaço em que as pessoas possam habitar”.

Mais fluidez no trânsito




O projeto faz parte das obras de transposição rodoferroviária, com ligação para os motoristas que vem da Rua Francisco Bernardino e da Rua Floriano Peixoto com acesso à Avenida Brasil ou à ponte Wilson Cury Jabour Júnior, diminuindo o tempo de ligação entre o Centro e bairros da Zona Leste.