28/07/2021

Operação conjunta busca recuperação da vegetação e encostas no Morro do Cristo

Na última semana, a equipe do Departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (Deapren) da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil fizeram a trilha do Tostão, que se inicia na rua Constantino Paleta, no Centro, e chega até o mirante do Morro do Cristo. O objetivo dessa operação conjunta foi alinhar ideias para a recuperação da vegetação, que auxiliam na estabilização das encostas, criando barreiras para evitar incêndios.

A atuação concomitante entre a Sesmaur, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros busca otimizar o combate à prática irregular de queimadas, minimizando riscos à saúde e ao meio ambiente. Com o intuito de reduzir as queimadas em lotes vazios, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou na última terça-feira, 29, um canal de comunicação no Whatsapp (3690-7293) para receber mensagens da população com informações sobre os endereços dos terrenos que precisam de manutenção para que os responsáveis sejam identificados e notificados pela Fiscalização. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já as denúncias de queimadas ou incêndios devem ser direcionadas exclusivamente para o Corpo de Bombeiros através do telefone 153.

A reabertura da trilha também foi pauta durante a atividade, que reconheceu quais lugares precisam de ajustes e melhorias para garantir a segurança dos visitantes durante o trajeto.

Monumento Natural

A PJF anunciou nesta semana a realização de Consulta Pública para transformar o Morro do Cristo em Monumento Natural. A Secretaria de Sustentabilidade em Atividades Urbanas (Sesmaur) disponibilizou um site para que as pessoas possam conhecer as propostas e darem sugestões acerca do assunto, que tem por objetivo, construir com o apoio da sociedade, novas formas de aproveitamento do espaço.

As informações ficarão disponíveis no site até o dia 5 de agosto. Nesse intervalo, será marcada uma audiência pública na Câmara Municipal para avaliar as questões. Logo após, a proposta final será encaminhada para a Secretaria de Governo, com todas as contribuições e justificativas para a criação do decreto.

A consulta pública é um mecanismo de transparência para obter informações, opiniões e críticas da sociedade a respeito de determinado tema. O objetivo é incentivar a participação da população nas questões de interesse coletivo, ampliar a discussão sobre o assunto e apoiar as decisões na construção e definição de políticas públicas.

Outras informações:

Consulta pública : https://www.pjf.mg.gov.br/consulta-publica-morro-do-cristo/