17/06/2021

Procon alerta sobre golpes na devolução de empréstimos bancários indevidos

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu, neste mês de maio, ofício do Ministério da Justiça, que alerta sobre novo tipo de golpe praticado em função da devolução de valores de empréstimos consignados indevidos.

O documento aponta que foram identificadas tentativas de engenharia social, através de contato telefônico ou via WhatsApp, na qual o fraudador identifica-se como colaborador do banco em questão e tenta convencer o consumidor a devolver o empréstimo irregular com a finalidade de obter vantagem indevida, através de depósito bancário, alegando que o valor será devolvido à instituição que realizou o consignado.

A orientação primordial é para que o consumidor avalie com cuidado os canais de atendimento da instituição financeira que realizou o empréstimo indevido antes de realizar qualquer devolução de valores. Em caso de dúvida quanto à legitimidade da cobrança, o consumidor deverá acionar o Procon para que seja realizada a negociação junto ao banco responsável pela concessão, a devolução do dinheiro de forma segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *