A Secretária de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vacinou 1.681 idosos acima de 90 anos em três dias, e 335 profissionais da saúde ativos na segunda-feira, 15. A imunização aconteceu em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Departamento de Saúde do Idoso.

O movimento nos postos de vacinação foi considerado tranquilo pelas supervisoras das UBSs. O maior fluxo ocorreu no Departamento de Saúde do Idosos que, ao todo, recebeu 481 idosos para imunização somente nesta segunda-feira, 15, (146 idosos de 90 anos ou mais e 335 profissionais da saúde ativos de 60 anos ou mais).

Os idosos puderam entrar com acompanhantes na sala de vacina da UBS de Benfica, o que facilitou a locomoção. Uma baia foi criada em frente à unidade para que os carros pudessem parar a fim de que os mais velhos fossem imunizados sem ter que sair dos veículos.

O movimento foi expressivo na UBS de Santa Luzia. A procura por parte dos profissionais de saúde foi maior do que a de idosos, sendo que a maior parte veio de bairros próximos, como o Bom Pastor, situação que se repetiu na UBS de Borboleta. Por outro lado, o fluxo de idosos foi maior nas UBSs de Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida e São Pedro.

Com os números atuais, 65% dos 2.580 idosos de 90 anos ou mais, e 57% dos profissionais de saúde ativos de 60 anos ou mais que haviam realizado pré-cadastrado já foram vacinados com a primeira dose. A vacinação desses grupos prossegue ao longo de toda esta semana.

Nesta terça-feira, 16, as equipes de imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) estarão agendando e realizando a imunização em idosos pré-cadastrados como acamados e que residem em áreas não cobertas por UBSs.

Os demais idosos serão imunizados pelas equipes das UBSs de seu bairro no decorrer da semana. Cerca de 700 pessoas indicaram estar nesta condição ao realizar o registro, entretanto, segundo informações da SSVS, muitos deles já receberam a primeira dose durante o fim de semana no drive-thru montado na Universidade Federal de Juiz de Fora, nos primeiros dias de vacinação.

Vacinação prossegue até sexta-feira, 19

A imunização prossegue das 8h às 16h, sem interrupções, no Departamento de Saúde do Idoso e em mais sete Unidades Básicas de Saúde, a princípio, até sexta-feira, 19 . Os idosos e os profissionais da saúde que se enquadram no público desta fase devem realizar o pré-cadastramento no site da PJF.

A vacinação dos idosos se dá mediante a apresentação, por eles ou seus familiares, de cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, declarando que a pessoa reside no local.

No momento da vacinação, todos os profissionais de saúde da ativa e com 60 anos ou mais deverão apresentar documento (original e cópia) da carteira de registro do Conselho de Classe e também de um documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde. Este público inclui todos aqueles profissionais de saúde ativos que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais, que atuem nas redes pública e privada e não foram vacinados até o momento. As diretrizes seguem o Informe Técnico do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.


Locais de vacinação de idosos com 90 anos ou mais e profissionais de saúde a partir dos 60 anos durante a semana:

*Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943;
*UBS Benfica: Rua Guararapes, 106;
*UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.
*UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 775;
*UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, nº 1.910;
*UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº;
*UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, nº 1433;
*UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.