A Guarda Municipal (GM), da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), participou, neste sábado e domingo, dias 13 e 14, da vacinação dos idosos com 90 anos ou mais contra a Covid-19. O evento de imunização aconteceu em dois locais: “drive thru” na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e no Departamento de Saúde do Idoso, na rua Batista de Oliveira, 943, Granbery.

Além da segurança e orientação dos servidores e dos cidadãos, a GM também realizou a escolta de deslocamento das vacinas. No decorrer do trabalho, o Guarda Municipal Costa, servidor atuante há cerca de um ano e três meses na corporação, auxiliou a senhora Therezinha Marques de Almeida, de 90 anos. “Agradeço a esse profissional por todo o carinho e dedicação com a minha avó”, declarou sua neta, Xaiene Cristina Marçal de Oliveira Almeida.

A ação da Guarda, neste evento de imunização contra o coronavírus, envolveu um total de quatro viaturas e 12 guardas municipais que atuaram das 7h às 19h, nos dois pontos de vacinação. “A importância dessa parceria está no fato de contribuir e promover o acesso aos direitos. No caso, em questão, o direito à vida e à saúde. A Guarda Municipal tem função protetiva e sua atuação, nessa campanha de vacinação, tem a finalidade de garantir melhores condições para a prestação do serviço público oferecido ao cidadão pela equipe dos profissionais de saúde envolvidos”, ressaltou o Comandante da GM, Leandro Lisboa.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a GM segue atuando em várias frentes de trabalho no combate e prevenção ao vírus em Juiz de Fora. Operações de fiscalização, descontaminação, além de atendimentos pelo telefone 153 e o aplicativo “Cidade Segura” com denúncias de desrespeito às normas contra à Covid-19 foram alguns dos serviços realizados.

Nesta semana, a GM atuará junto à blitz da Operação “Fiscalização pela Vida”, da PJF, nas regiões da cidade durante os dias do carnaval. As ações ocorrerão de forma integrada, em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra); e Polícia Militar, instituída para orientar e fiscalizar, garantir que os cuidados e protocolos de segurança sanitários sejam respeitados rigidamente na cidade.