Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu, na manhã desta quinta-feira, dia 11, da Superintendência Regional de Saúde (SRS-JF), 7.578 doses de vacinas Coronavac para imunização contra a Covid-19. Do total, 5.240 serão utilizadas na aplicação da primeira dose em idosos acima de 90 anos, número é referente à metade das doses recebidas pela SRS, na última quarta-feira. Já 2.338 imunizantes são destinados à aplicação da segunda dose em trabalhadores da saúde (este número faz parte da segunda remessa enviada a Juiz de Fora no dia 1º de fevereiro).

Já foram imunizados na cidade 15.346 (primeira dose) e 2.169 (segunda dose). Neste momento, as equipes de vacinação da SS estão atuando em diferentes frentes de atuação: realização da imunização da primeira doses nos estabelecimentos ainda não atendidos; aplicação da segunda dose nos trabalhadores da saúde já imunizados anteriormente; realização do pré-cadastro de idosos acima de 90 anos, assim como, estruturação da logística para vacinação desses idosos. A intenção da SS é imunizar 100% dos idosos acima de 90 anos residentes na cidade.

Diferente de outras campanhas de vacinação que ocorrem diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a imunização contra o coronavírus, neste primeiro momento, está sendo realizada pelas equipes de vacinação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) que vão até os locais para realizar a ação. A vacinação é feita através de uma lista nominal. Para conferir mais segurança e confiabilidade ao processo, a PJF está utilizando a plataforma Busco Saúde, fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os idosos acima de 90 anos devem realizar o pré-cadastramento, exclusivamente, através do site da Prefeitura de Juiz de Fora. Já se cadastraram 1.965 idosos.

O preenchimento é simples. Os idosos ou seus familiares devem inserir dados como nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, e-mail, idade e informar se está acamado ou se tem alguma comorbidade. O questionário não é um sistema de agendamento, pois tem o objetivo de agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações na aplicação das vacinas. Os idosos que estiverem acamados, a SS entrará em contato.

Confira quem já foi imunizado com ao menos uma dose:

* Equipes de vacinação atuantes na campanha;

* pessoas idosas (igual ou superior a 60 anos) residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas) – ILPIs;

* trabalhadores de Saúde dos serviços hospitalares de referência ao atendimento de pacientes COVID-19;

* trabalhadores de Saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS);

* pessoas com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas), maiores de 18 anos;

* trabalhadores e equipes de remoção de pacientes com suspeita de Covid-19;

* trabalhadores da área de saúde de laboratórios (públicos e privados) que realizam coleta de amostras de Covid-19;

* trabalhadores dos serviços de atendimento hospitalar e pré-hospitalar de urgência e emergência (UPAs e PAs).