A Scania vendeu seu primeiro ônibus rodoviário a gás no Brasil. Com carroceria Marcopolo, o modelo foi encomendado pela Turis Silva Transportes, do Rio Grande do Sul.

A unidade da companhia siderúrgica fica no município que faz parte da região metropolitana da capital gaúcha. O ônibus a gás está em fase final de homologação, segundo a empresa. Portanto, deve entrar em operação até abril.

O veículo a GNV foi comprado pela empresa de fretamento, sendo um K 320 4×2 com motor traseiro Euro 6 (no Brasil, as normas ainda são Euro 5). A carroceira é Marcopolo New G7 – Paradiso 1050

Além disso, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira do chassi. Assim, a autonomia chega a 300 km. Contudo, a Scania informa que avaliará as necessidades dos clientes caso a caso.

Segundo a empresa, é possível instalar mais cilindros para ampliar a autonomia. Enfim, não é preciso fazer alterações significativas nos projetos das carrocerias.

De acordo com a Scania, o sistema é altamente seguro. Nesse sentido, há três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que podem liberar o gás em caso de anomalia.

Além disso, os cilindros são feitos de material altamente resistente. Portanto, em caso de acidente, o gás é liberado de forma a evitar risco de explosão.

Fonte: Estradao.Estadao