A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) encerrou o primeiro mês de 2021 com 460 ocorrências atendidas. As regiões com maior número de registros foram a Sul e a Norte com, respectivamente, 112 e 108 notificações.

Para atender as demandas no período de chuvas intensas, o órgão desempenhou ações integradas com Secretaria de Obras (SO), Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividade Urbana (Sesmaur), Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e Corpo de Bombeiros Militar. Com coordenação da secretária de governo, Cidinha Louzada, o trabalho conjunto foi fundamental para agilizar o atendimento à população.

Na atual administração, a Defesa Civil passou a integrar a Secretaria de Governo. O subsecretário da Defesa Civil, Luís Fernando Martins, aponta que isso facilitou o desenvolvimento de trabalhos em conjunto. “Além dos servidores se sentirem mais valorizados, a articulação com outros setores da Prefeitura e os trâmites de documentos ficaram mais céleres”, afirma. Em janeiro, a Defesa Civil ficou ainda mais próxima da administração municipal com a mudança para o 9º andar do prédio da Prefeitura.

Principais ocorrências

Das 460 ocorrências registradas em janeiro, 103 são de deslizamentos do solo e 38 de ameaça de deslizamento. As notificações de trinca em parede somaram 35, enquanto foram registrados 27 casos de desabamento de muro de divisa. A Defesa Civil atendeu, ainda, 26 notificações de enxurradas e 25 de ameaça de desabamento de muro de divisa.

Atendimento Social

Já o setor de Serviço Social da Defesa Civil atendeu 58 famílias em janeiro e sete foram encaminhadas para receber auxílio moradia. Durante o mês, 44 cestas básicas foram entregues. Além disso, com o carregamento de doações conseguidas junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), foram distribuídos 20 kits de higiene, 20 kits de limpeza, 138 garrafas de água mineral, 335 kits de álcool em gel, 80 litros de água sanitária, 36 colchões, 36 kits de dormitórios e 32 jogos de lençóis de solteiros.