Os centros de formação de condutores da cidade estão autorizados a funcionar durante a faixa vermelha do Programa Juiz de Fora pela Vida, conforme decreto nº 14.301 publicado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nesta quinta-feira, 4. A decisão foi tomada durante reunião realizada entre a prefeita Margarida Salomão e representantes do setor realizada na última terça-feira, 2.

Para que as atividades sejam desenvolvidas com segurança, a norma prevê alguns protocolos na realização das aulas teóricas, práticas e em simuladores. Entre eles, estão a execução das aulas teóricas por via de ensino remoto; a exigência de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), inclusive o uso de máscaras; a higienização obrigatória e minuciosa dos veículos e simuladores a cada troca de aluno; a realização das aulas práticas com os vidros do veículo abertos, sendo proibido o uso de ar condicionado; a vedação de utilização de capacete de forma compartilhada, cada aluno deve levar seu próprio capacete.

Outras medidas relacionadas ao funcionamento dos estabelecimentos também estão previstas no decreto, como o horário estendido até 20h para funcionamento das aulas práticas devido à obrigatoriedade de aulas noturnas pelos candidatos; possibilidade de realização de três aulas sequenciais; fixação de barreira de proteção física para os funcionários quando em contato com o aluno na recepção; atendimento simultâneo de, no máximo, uma pessoa a cada quatro metros quadrados de área livre na recepção; garantir distância mínima de dois metros entre um candidato e outro.

Confira o decreto completo.