A Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou nesta terça-feira, 2, uma reunião extraordinária que contou com a participação de diretores e vice-diretores das escolas municipais, secretários escolares, coordenadores pedagógicos, professores e coordenadores de creches parceiras da PJF. O objetivo do encontro foi apresentar um balanço sobre as ações do primeiro mês da gestão e os encaminhamentos para o início do ano letivo 2021, que começa em março.

A reunião, que foi realizada de forma online pelo YouTube (com mais de 2.400 visualizações), contou com as presenças da prefeita Margarida Salomão, da secretária de Educação, Nádia Ribas, além da subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais, Graciele Fernandes Ferreira Mattos, e das gerentes dos departamentos da SE.

Em sua fala a prefeita Margarida destacou a importância da participação e colaboração das equipes das escolas e creches neste primeiro mês de governo, principalmente na entrega do Kit Alimentação que beneficiou mais de 24 mil inscritos da rede municipal de ensino, distribuindo mais de 330 quilos de alimentos.

Outros destaques foram o papel da escola na vida das famílias; a necessidade da atualização tecnológica da educação; a possibilidade de uma educação integral com a participação de diversos setores como saúde, esporte e cultura, por exemplo, e os reflexos da pandemia sobre a educação.

“Nós estamos iniciando esse ano de 2021 ainda em condições muito adversas. O legado da pandemia é um legado muito devastador. Ela, é claro, não só se manifesta na alteração das nossas condições de convivência, mas para nós que somos da educação, ela significa também um grande desafio para a retomada pedagógica preservando, em caráter total, a segurança sanitária”, disse a prefeita.

Dentre as medidas da nova gestão anunciadas no encontro, está a criação de grupos de WhatsApp, que foram feitos para facilitar o envio de informações aos profissionais de educação da rede municipal, a construção de uma proposta de educação inclusiva com a participação dos profissionais especializados da rede no assunto junto às comunidades escolares e os representantes das famílias e a austeridade e a transparência que são compromissos da gestão com a comunidade, entre outros assuntos.

Durante o evento a subsecretária Graciele falou sobre a importância do diálogo da SE com os profissionais da educação e cada gerente apresentou individualmente o que realizou até o momento e seu planejamento para o ano.