Nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a Secretaria de Saúde (SS) recebeu da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) 10.238 doses dos imunizantes contra a Covid-19, sendo 7.900 AstraZeneca e 2.338 Coronavac. Ao todo, a cidade recebeu, em duas remessas, 25.393 doses, todas elas referentes à primeira aplicação. A distribuição destes imunizantes para a segunda dose ainda não foi feita pela SRS.


Durante o dia foram vacinados os trabalhadores da saúde do Hospital Regional João Penido (HRJP), do Hospital Universitário (HU) e do Hospital Ana Nery. Os trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, à exemplo dos hospitais. Esse grupo compreende tanto os profissionais da saúde, quanto os trabalhadores de apoio, ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.


Na cidade foram vacinadas, até o momento, 9.761 pessoas, segundo o Boletim Epidemiológico deste domingo. A expectativa, com essas novas doses, é abranger todo o grupo prioritário da primeira etapa, que tem como foco os idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPI), os trabalhadores desses locais, e os trabalhadores da saúde que atuam diretamente no atendimento a pacientes com Coronavírus (Covid-19).


A partir do anúncio do envio das doses das vacinas ao município, pelo Governo Federal, será feita a divulgação do cronograma dos demais grupos prioritários. Toda a vacinação está sendo feita pelas equipes da Prefeitura de Juiz de Fora exclusivamente nos locais de trabalho dos profissionais de saúde, contando com registro nominal e necessidade de confirmação do vínculo laborativo.q