Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu do governo estadual, nesta sexta-feira (15), o primeiro lote de seringas agulhadas para vacinação contra a Covid-19. A entrega foi feita pelo governador, Romeu Zema, e pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral, para a prefeita Margarida Salomão e a secretária de Saúde, Ana Pimentel. O encontro foi realizado no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS).

Para a execução das ações locais do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 foram destinadas 169 mil seringas agulhadas de 25×6 e 32.250 de 20×5,5. Ao todo, 294 mil unidades serão distribuídas para os 37 municípios. O governo estadual também adquiriu 617 câmaras refrigeradas para armazenamento das vacinas, seis delas serão destinadas à cidade, segundo informações da SRS.

Ana Pimentel disse que Juiz de Fora está preparada para iniciar a imunização a partir do momento em que as doses chegarem à cidade. Segundo a secretária, “os profissionais estão capacitados à rede de frio, na qual os imunizantes serão armazenados e a logística de distribuição dentro do território local está estruturada”.

A definição de grupos prioritários seguirá as orientações nacionais. Ela ainda relata que durante toda a semana, os profissionais da SS estiveram envolvidos na estruturação do plano de ações. “Assim que recebermos todos os insumos e a vacina, estaremos em condições de começar”, disse.

O programa será apresentado à imprensa, em coletiva, na próxima semana. Enquanto isso, a Secretaria de Saúde (SS) promove outras estratégias, entre elas a ampliação de leitos na cidade. Mais sete serão criados de imediato para pacientes com covid, dois no Hospital Geraldo Mozart Teixeira (HPS) e outros cinco no Hospital Universitário (HU). Assim, Juiz de Fora passará a dispor de 206 leitos do Sistema Único de Saúde, dos quais 107 exclusivos para pacientes com coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui