O Canil do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) contabilizou os trabalhos realizados durante o ano: foram resgatados, em situação de rua e debilitados, cerca de 38 cães, 19 gatos e cinco equinos por mês. Foram doados 359 animais, dos quais, 233 cães, 111 gatos e 15 equinos. E o Departamento de Controle Animal (Dcan), por meio do castramóvel, esterilizou 1.393 animais. Hoje o canil tem cerca de 620 cães, 70 gatos e um cavalo.

Em março, foi inaugurado o ambulatório cirúrgico para cães e gatos. A obra foi viabilizada por meio de recursos da 8ª Promotoria de Justiça de Juiz de Fora. Foram instaladas 25 baias individuais de recuperação para os animais, além dos equipamentos adquiridos através de verbas do Demlurb, como mesas, armários, foco cirúrgico, autoclave, máquina lava/seca, monitores, reanimadores, ar-condicionado, colchonetes térmicos e balança. Também foi realizada a reforma e ampliação do curral municipal, com recursos do Ministério Público, Demlurb, da Açotel e de doações.

De acordo com a gerente do Departamento de Controle Animal (Dcan), Miriam Neder, 2020 foi um ano muito difícil para o setor. “O abandono aumentou, as adoções diminuíram e os eventos de adoção só foram realizados até março, um total de três. Consequentemente, a população do canil aumentou. Apesar disso, foi um ano produtivo”.

Quem deseja adotar um amigo pode entrar em contato com o “Disque-adoção”, de segunda a sexta-feira, através do telefone 3225-9933, das 7 às 11 horas e das 12 às 16 horas, ou respondendo ao formulário on-line, neste link. Acompanhe o trabalho pela página do facebook e o perfil do instagram (@canilmunicipaljuizdefora).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui