Muitos são apaixonados por carros, outros por motos, mas hoje iremos conhecer um jovem apaixonado por ônibus e pela empresa UTIL. Pedro Henrique é Busologo, e sonha em ser motorista de ônibus na UTIL.

No ultimo dia 01 de Novembro, Pedro comemorou seu aniversario de 21 anos todo com o tema da empresa que ele é apaixonado, e gerou uma grande repercussão positiva na empresa, que o convidou para conhecer um pouco de uma das garagens no Rio de Janeiro.

Reprodução: Instagram

Em contato com o JF Informa a Gerente de Marketing e Relações Institucionais da empresa, Leticia Pineschi, nos encarregou em proporcionar ao jovem este passeio tão sonhando.

A visita

Na ultima terça-feira(24), Pedro acompanhado de sua prima Tatiana e do Jornalista do JF Informa Luiz, saíram cedinho de Juiz de Fora com destino a capital carioca, era o momento de finalmente conhecer o local onde o jovem sonha em trabalhar um dia.

Chegando na garagem da empresa, Pedro não sabia qual ônibus tirava foto primeiro.

Foto: Luiz Felipe Coelho JF Informa

A empresa fez um verdadeiro tour pela garagem com todos nós, mostrando procedimentos, setores e apresentando pessoas responsáveis por fazerem tudo funcionar.

Além de tirar muitas fotos, Pedro também aprendeu muito sobre o funcionamento da empresa, conheceu o consultório de terapia do sono, sala de treinamento e ainda teve a oportunidade em conhecer um dos Diretores Jacob Barata Neto, que presenteou o jovem apaixonado pela empresa com um quadro de um dos ônibus com o tema favorito de Pedro.

Foto: Luiz Felipe Coelho JF Informa

Não precisa nem dizer que ele amou o presente, e voltou pra casa com um sorriso de orelha a orelha após este passeio incrível proporcionado pela empresa UTIL e pelo JF Informa.

O que é um Busologo?

Segundo ao portal Wikipedia Busologia é o termo utilizado para designar a atividade, geralmente praticada como hobby, do estudo do ônibus e dos assuntos relacionados a esse tipo de veículo, tais como história, sistemas de transportes, empresas operadoras, políticas públicas, fabricantes de veículos, motores e carrocerias. A busologia desenvolve-se a partir das atividades de colecionismo, desenhos, pinturas e fotografias, além de encontros, exposições e debates ligados ao ônibus.

Foto: Luiz Felipe Coelho JF Informa

No Brasil, calcula-se que a Busologia deva atrair cerca de 13 mil adeptos no Brasil e 45 mil no mundo. A Busologia vem se difundindo cada vez mais no país graças à internet, que favorece o encontro de fãs de ônibus em listas de mensagens, fóruns e comunidades virtuais. O grande número de adeptos se dá, também, pela predominância no Brasil do ônibus no transporte público urbano e rodoviário, o que atrai a curiosidade de muitos a respeito desses veículos e das empresas que os operam.

A Busologia começou em meados da década de 70 com alguns poucos amantes da arte. A Sr. Augusto Antônio do Santos é conhecido como o “Pai da Busologia”, pois é tido como o primeiro busólogo a fotografar ônibus na década de 70 em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória. O hobby começou pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais e foi se espalhando por outros estados, e também em outros países.

A busologia hoje tem adeptos no Paraguai, Chile, Argentina, Costa Rica, Honduras, México, entre outros locais em todo mundo.

Estima-se que a grande maioria dos busólogos tenha entre 15 e 45 anos, embora, não raro, pessoas de mais idade participem de reuniões e comunidades de busologia. Os mais antigos, aliás, têm grande importância na preservação da história dos ônibus no país.

Esses busólogos citados começaram a praticar do hobbie nas décadas de 70,80 e 90 e todos eles tem materiais de varias épocas e dos mais variados tipos como catálogos e miniaturas e acervos fotográficos estimados em mais de 100 mil fotos cada um.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui