Vários moradores da região relataram terem visto um rastro com vários pontos de luz brilhando no céu por volta de 19 horas desta quarta feira. Calma que ainda não são os alienígenas, e sim um constelação de satélites da Space x, o Starlink.

O projeto Starlink visa oferecer acesso à internet em banda larga com cobertura global, graças a uma rede de milhares de satélites organizados em camadas ao redor do planeta. A primeira camada, com 1.584 satélites, já está em construção, com 480 deles em órbita.

Inicialmente a SpaceX obteve autorização para o lançamento de 12 mil satélites, mas solicitou uma extensão para mais 30 mil, totalizando até 42 mil satélites, mais de 20 vezes o total que existe hoje em órbita da Terra. O serviço deve entrar em operação, em fase beta, ainda neste ano.

Como achar os satélites Starlink no Brasil

A ferramenta é chamada Find Starlink, criada independentemente da empresa de Elon Musk, que pode ser usada tanto no navegador, quando no Android ou iOS.

  1. Acesse findstarlink.com;
  2. Selecione o método de busca: se por coordenadas ou por nome;
  3. Por nomes, há uma seleção de cidades brasileiras para escolher, selecione alguma delas (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, entre outras);
  4. Para exemplificar, selecionei “São Paulo” e abaixo, em “Times with […] visibility” são mostradas as informações referentes aos dias, horários e direção que os satélites Starlink podem ser vistos:
    Neste caso: 12 de maio, às 18h08, por 6 minutos se olhar de noroeste para sudeste (use a bússola ou um aplicativo de mapas para orientar-se).informação para onde encontrar o satélite starlink pelo Find Starlink

Se desejar inserir os dados de alguma cidade não listada pelo Find Starlink, vá até o Google Maps para saber as coordenadas do local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui