O município de Viçosa, tendo cumprindo todo o planejamento de gestão turística, recebeu nota 10 da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Segundo o decreto do Governo de Minas nº 45.403 de 18 de junho de 2010, para que o município alcance nota máxima, é necessária a participação em um circuito turístico regional; a existência de um programa municipal de Turismo e do Conselho Municipal do Turismo; e a participação nos critérios “Patrimônio Cultural” e “Meio Ambiente”.

Segundo o chefe do departamento de Turismo, Rafael Coelho, o cálculo do valor a ser recebido pelos municípios tem como base o resultado da fórmula que envolve a arrecadação semanal do ICMS e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no Estado. Ainda segundo ele, “o repasse desse valor é mensal e todas as ações do Turismo em que ele será investido passam pela aprovação do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR)”.

O Departamento de Turismo promove ações que visam a valorização da cidade para o turismo estudantil, tecnológico e empresarial. Rafael Coelho disse que, em 2020, muitas parcerias irão colocar o município na rota turística da Zona da Mata Mineira. Em uma reunião ocorrida em janeiro com o Circuito Turístico Serras de Minas, ficou definido que em 2020 teremos projetos como o que envolve alunos das escolas municipais chamado “Escola na Trilha” e também a Feira de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia que envolverá empresários do município e região

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui